antepasto

 

Estou preparando meu famoso antepasto de berinjela, pra receber uns amigos muito queridos no final de semana, e resolvi compartilhar a receita com vocês.

Essa receita é um sucesso e muuuuito fácil de fazer. Nas reuniões da minha família, a berinjela da tia Ma já é tradição.

É uma ótima opção de entrada, acompanha bem qualquer pão ou salada.

Anote aí os ingredientes:

  • 4 berinjelas grandes
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 150 gramas de azeitona preta
  • 100 gramas de uva passas
  • 2 cebolas (usei a roxa só porque já tinha em casa)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • molho de pimenta a gosto
  • orégano a gosto
  • 1 1/2 xícara (chá) de azeite (na receita original, era um copo de óleo e 1/2 de azeite, eu prefiro usar só o azeite. Outra opção é usar o azeite composto)
  • 3/4 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto

Corte todos os ingredientes e coloque em uma assadeira grande, junto com temperos. Fica lindo, cheio de cores.

berinjela1

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 1 hora.

Retire o papel alumínio, mexa e mantenha no forno por mais uma hora, na mesma temperatura.

berinjela2

berinjela3

Aí é só esperar esfriar, morrer com o cheiro que invade a casa inteira e se deliciar.

E o melhor de tudo é que a berinjela traz muitos benefícios pra nossa saúde. Confirmei todos eles com o nutricionista Allan Silvério (Programas Allanutri). Confira:

Principais nutrientes da berinjela

Rica em antioxidantes: a berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonóides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

Benefícios para o coração: devido à presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

Perda de peso: 1 xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

Rica em vitaminas do complexo B: a berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

Fonte de cálcio, magnésio e potássio: esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

Pele saudável: a vitamina C, presente na berinjela, é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos eles ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

Prevenção de diversos tipos de cânceres: a casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin, que atua no organismo estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.

Segundo Allan, as fibras contidas na berinjela, assim como outras fibras, são ativadas através da ingestão de água durante o dia. Para adultos um padrão de 2 litros, ok?

Espero que gostem!

Com amor,

Marília Lopes

 

 

 

wolf-watermark-3